Semáforo com sinal sonoro: quais os benefícios para pessoas com mobilidade reduzida?
Segundo IBGE, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 8,9% da população. Por isso esse sinal é tão importante!
Para as pessoas com dificuldade de locomoção, cruzar uma via nem sempre é uma tarefa fácil. O semáforo com sinal sonoro é um equipamento que auxilia pessoas com deficiência visual ou com mobilidade reduzida a atravessar as vias em segurança.
Esses equipamentos são instalados em ruas e avenidas onde há intenso fluxo de veículos e periculosidade. Além disso, esses semáforos especiais possuem um mecanismo que emite sinal sonoro suave, intermitente e sem estridência.
Segundo IBGE, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 8,9% da população. Por isso esse sinal sonoro é tão importante!
Como o semáforo sonoro funciona?
O mecanismo de sinalização sonora emite sons específicos. Ao se aproximar, a pessoa com deficiência visual ou com mobilidade reduzida pressiona a botoeira e, segundos depois, ouvirá um som que sinaliza o momento seguro para cruzar a via em segurança.
Além disso, em Curitiba, capital do Paraná, o equipamento conta com a funcionalidade do cartão transporte coletivo.
Entretanto, não é uma prioridade para o uso do sinal sonoro. Basta apenas apertar e aguardar o sinal abrir.
“Além das botoeiras de pedestres, nós estamos instalando as câmeras nos semáforos que acompanham em tempo real o fluxo de cada via. Isso serve para melhorar o funcionamento do equipamento a cada dia,”, complementa Pedro Darci da Silva Jr, diretor de Operações da Setran de Curitiba.
Fonte: Portal do Trânsito