Greve dos metroviários: descubra como fica o rodízio em SP hoje (24)
Rodízio fica suspenso nesse sexta-feira, dia 24. Saiba o porquê
Assim como aconteceu ontem, 23, o rodízio veicular ativo na capital paulista estará suspenso na data de hoje, sexta-feira, 24, por conta da greve dos metroviários. Além de rodízio, a prefeitura também decretou ponto facultativo na cidade.
O prefeito Ricardo Nunes decretou ponto facultativo nas repartições públicas da capital, nesta sexta-feira (24), em razão da greve dos metroviários.
Também foi definido que o Rodízio Municipal de Veículos continuará suspenso nesta sexta-feira (24), durante todo o dia. Dessa forma, os carros com final placa 9 e 0 que até então não poderiam circular no centro expandido da cidade poderão transitar livremente pela capital paulista. O rodízio também foi suspenso pelo mesmo motivo.
Porém, é válido destacar que continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF); e as proibições de circulação de veículos nas faixas e corredores de ônibus, conforme a sinalização. A Engenharia de Tráfego da CET mantém monitoramento constante em ruas e avenidas da cidade, visando manter as condições de fluidez das vias.
Sobre a greve que resultou na suspensão do rodízio, o Sindicato dos Metroviários afirma que a categoria exige pagamento de direitos trabalhistas, bem como o fim das terceirizações, além da abertura de concurso público para o desempenho das funções.
Entenda como funciona o esquema de rodízio veicular de São Paulo
O rodízio de veículos em São Paulo restringe a circulação de automóveis entre segunda e sexta-feira, em dois períodos diferentes, conforme o dígito final da placa.
Na parte da manhã, os veículos não podem circular das 7h00 às 10h00. Já no período entre o fim da tarde e começo da noite, a restrição é válida das 17h00 às 20h00.
Nestes horários, a circulação é proibida na região do centro expandido, que inclui toda a área que abrange o minianel viário das Marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
O condutor que não respeitar as regras do rodízio municipal de veículos pode receber multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, tendo em vista que trata-se de uma infração de nível médio.
Fonte: Garagem 360