Faixa Azul para motos será ampliada para mais 220 km de vias em São Paulo
Em 1 ano, Faixa Azul para motos não teve registro de acidentes.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou na quinta-feira (26) que pretende implantar mais 220 quilômetros de Faixa Azul para motos na capital paulista. O projeto-piloto, que completa um ano neste mês, tem como objetivo reduzir a quantidade de acidentes graves e zerar as mortes no trânsito.
Um ano após a criação, o projeto Faixa Azul para motos será ampliado em São Paulo. Atualmente implementada nas avenidas 23 de Maio, Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, com 23 km de extensão, a iniciativa deve chegar a mais 220 km de vias da cidade.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, a ampliação do projeto Faixa Azul ainda terá de ser autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), já que ainda não há regulamentação no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O prazo para implementação após a aprovação do órgão nacional de trânsito não foi divulgado pela administração municipal.
“Acabei de autorizar a extensão da Faixa Azul para mais 220 km. Isso é experimental, algo inédito no Brasil. Depende de autorização da Senatran, mas com os resultados que a gente teve aqui [Avenida 23 de Maio], sem óbito, é óbvio que teremos a autorização”, disse o prefeito Ricardo Nunes.
No período de 1 ano de implantação na Avenida 23 de Maio, não houve registros de mortes. O número de acidentes graves, segundo a prefeitura, também caiu: nos últimos doze meses foram registrados 98 acidentes de trânsito envolvendo motos no trecho de 5,5 km da 23 de Maio, sentido aeroporto.
Desse total, 44 ocorrências não tiveram registro de pessoas feridas. Os demais 54 acidentes resultaram em 59 vítimas, sendo 51 com ferimentos leves e oito com ferimentos graves. Atualmente, há 1,3 milhão de motocicletas em circulação na cidade de São Paulo. Em 2022, o índice de produção de motos bateu recorde no Brasil.
Quais vias serão contempladas com a ampliação
Para a ampliação do projeto Faixa Azul para motos, serão feitos estudos de viabilidade em vias importantes da cidade, como as Marginais Tietê e Pinheiros, Avenida Ipiranga, Avenida Senador Queirós, Avenida do Estado, Avenida Rangel Pestana, Viaduto Dona Paulina, Rua Maria Paula, Viaduto Jacareí, Viaduto 9 de Julho, Avenida São Luís e Avenida Rebouças.
O estudo também vai englobar a viabilidade na Rua da Consolação, Radial Leste, Avenida Washington Luís, Avenida Rubem Berta, Avenida Senador Teotônio Vilela, Avenida Guarapiranga, Avenida Aricanduva, Avenida Eliseu de Almeida, Avenida Francisco Matarazzo, Avenida Salim Farah Maluf, Avenida Edgar Facó e Avenida Inajar de Souza. Os trechos da Avenida 23 de Maio que ainda não têm a faixa para motos também serão avaliados.
Fonte: Garagem 360